Tem gente que se acha muito esperta. A ABP, Associação Brasileira de Propaganda, vendo toda a discussão ocorrendo na sociedade com relação à nova classificação indicativa do Ministério da justiça e à censura prévia, resolveu pegar carona no bonde e tentar emplacar a sua campanhazinha também, só que por uma causa muito da sórdida.
Veja o vídeo abaixo se você ainda não viu a propaganda nos intervalos da Globo (sim, considerando a veiculação mais o fato que os comerciais são da Giovanni Draft+FCB, correu um dinheiro bom nisso aí):
Sacou? Os delinquentes pretendem colocar propaganda e informação no mesmo balaio, como se a veiculação comerciais de bebidas alcoólicas e remédios sem os avisos regulamentados pelo Ministério da Saúde / Anvisa fosse um direito tão sagrado quanto a liberdade de expressão. Ou seja - desejam elevar a propaganda de cerveja ao status de "comunicação", colocando aí neste balaio, e com a mesma importância, um notíciario ou um capítulo de novela. Ou seja - interferir no conteúdo de uma propaganda é tão "burro" quanto interferir nas notícias que podem ou não serem veiculadas, ou quanto dar a um grupo de "sábios" o direito de decidir o que nossas crianças podem ou não podem ver.
Agora veja bem - isto não quer dizer que eu advogo por um controle central da propaganda por parte do estado etc. etc. Isso é uma burrice, e deve-se sempre prefirir o bunda lê-lê total ao estabelecimento de um comitê no governo para proibir ou liberar qualquer coisa. A indústria deve se auto-regular e seguir regrinhas básicas ditadas por entidades do governo com objetvos específicos - proteger o seu bolso ou a sua saúde, e NUNCA um objetivo abstrato - proteger a inocência das criancinhas, por exemplo.
A ABP ganha o troféu delinquência moral 2007 (e olha que a concorrência é brava) com louvor em dois quesitos: tentando aproveitar o momento no qual o assunto censura está quente, fazendo um cole-e-brinque da regulamentaçào da propaganda como censura e tentando se desvencilhar de uma série de regras que mais protegem a população de tartarugas de desenho animado vendendo cerveja do que realmente prejudicam a indústria da publicidade ou os anunciantes.