sexta-feira, 30 de março de 2007

Don't mess with Texas



Ooh baby, gotta love the Lone Star State. Num post recente eu falei sobre as leis de invasão de propriedade do estado do Texas, onde se um criminoso entrar em sua casa você tem o direito de "üse deadly force". Em outras palavras, o direito de apagar o maluco.

Não satisfeitos com isso, os texanos expandiram a lei para englobar não apenas a suas propriedades, mas também o seu local de trabalho e o seu carro:

The new law, which takes affect on September 1, extends an exception to a statute that required a person to retreat in the face of a criminal attack. The exception was in the case of an intruder unlawfully entering a person's home.

The law extends a person's right to stand their ground beyond the home to vehicles and workplaces, allowing the reasonable use of deadly force, the governor's office said.

The reasonable use of lethal force will be allowed if an intruder is:

- Committing certain violent crimes, such as murder or sexual assault, or is attempting to commit such crimes

- Unlawfully trying to enter a protected place

- Unlawfully trying to remove a person from a protected place.

The law also provides civil immunity for a person who lawfully slays an intruder or attacker in such situations.


God bless America. Não, eu não estou sendo irônico.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Faça uma coisa de útil hoje...

...e assine a petição pela instalação imediata da CPI do Apagão aéreo. É lá no site do Gabeira.

segunda-feira, 26 de março de 2007

Trespassers will be shot

Da Wikipedia:

Property owners and their agents (for example, security guards) may only use reasonable force to protect their property. For example, setting booby traps on a property to hurt trespassers or shooting at trespassers are usually strictly forbidden except in extreme circumstances. A notable exception is the U.S. state of Texas, where it is legal to use deadly force against trespassers after dark (Penal Code § 9.42).
Depois me perguntam porque meu sonho é morar no Texas. Yee-ha!

"Alguém têm que baixar a arma"... que seja você, então

Do Ex-Blog do César Maia vem a seguinte notícia do Globo-on:

Representantes de favelas pedirão à PM o fim dos tiroteios

Depois de entregarem a carta manifesto para o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, na sede do Viva Rio, cerca de 50 líderes comunitários acompanhados de Rubem César Fernandes, diretor-executivo da ONG, irão ao Quartel General da PMERJ, nesta segunda, às 15h, para levarem a proposta de pôr fim aos tiroteios ao Coronel Ubiratan Ângelo, Comandante Geral da Polícia Militar. Os líderes comunitários irão pedir uma polícia mais inteligente e menos agressiva, que não seja a primeira a atirar nas incursões às favelas, colocando a população civil em risco e no meio do fogo cruzado. Eles também se comprometem a pressionar o tráfico de drogas e as milícias a acabarem com os ataques ou revide durante as ações policiais. "Alguém têm que baixar a arma... Independente de quem comande ou da facção dominante", diz o manifesto.

Esse pessoal me assombra. Cansados de fazerem manifestações pela "Paz", sem as partes entenderem o recado, vão direto agora ao ponto. É para parar de atirar e deixar o "business as usual" correr solto. Assim todo mundo fica numa boa, entende? Resolver o problema, isso é coisa de pequeno burguês. Qual problema?

Tivesse esse pessoal qualquer importância histórica no século passado estaríamos todos hoje falando russo ou alemão. Pela importância que estão adquirindo, não é de todo implausível que meus bisnetos estejam falando árabe, farsi ou mandarin no século XX.

domingo, 25 de março de 2007

No Rawsocket...

Eu falo um pouco das melhorias que a tradicional lista de contatos tem que passar, questiono o hype da transparência corporativa (de leve) e tem alguns links aqui, aqui e aqui para você visitar.

Só tem puta e ladrão



Vi essa imagem num blog aí, salvei o link da imagem pra postar aqui depois, o link do blog desapareceu. Oh well.

Anyway, o blogueiro parece que mora na Austrália e estava comentando o trabalho que dava quando uma foto dessas aparece na imprensa lá e ele tem que explicar "veja bem, nem toda mulher no Brasil é assim". Imagino que deve ter muita explicação para dar - "nem todo político no Brasil é assim", "nem todo estudante no Brasil é assim", "nem todo controlador de vôo no Brasil é assim", etc.

É cansativo mesmo. Eu, por exemplo, desisti. Me dedico agora a confirmar todas as suspeitas de meus amigos gringos quando me mandam essas histórias escabrosas sobre o Brasil que saem na imprensa lá fora - "seen this?"

Minha resposta é na linha "aqui no Brasil só tem ladrão" ou "aqui no Brasil só tem assassino" ou "aqui no Brasil só tem puta" ou "aqui no Brasil só tem imbecil". Muito mais fácil que tentar explicar. Mesmo porque, veja bem, não tem explicação.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Jamón

Agorinha mesmo, em menos de cinco minutos vi dois blogueiros brasileiros linkando / embedando um vídeo de uma campanha da Nike, os dois posts são meio constrangidos, nenhum deles é natural do tipo "Olha que legal" ou whatever. Fica meio claro que tem "mato nesse coelho". É dinheiro? Se for, opa Nike, é só me mandar um e-mail que eu embedo o vídeo com o maior prazer e ainda falo que gostei!

Radiografia de uma Mentira



O documentário "A Revolução Não Será Televisionada" conta a versão "bolivariana" do suposto golpe que derrubou Chavez e o retornou ao governo. Se você nunca viu este documentário é fácil - está por toda a internet e é distribuído gratuitamente por ONGs, Embaixadas da Venezuela, etc. Para rebatê-lo, foi feito este documentário chamado Radiografia de uma Mentira, que desconstrói o documentário bolivariano quase que quadro a quadro. Deve ter também os seus problemas de consistência, mas vale assistir. Senta o bundão e tenha paciência porque é quase uma hora e meia de filme.

Shell V-Power

Novo comercial da gasolina V-Power da Shell, celebrando a parceria com a Ferrari. Odeio F1, mas o comercial é de arrepiar.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Fawlty Towers

"Don't mention the war!" Um clássico absoluto.

10 mandamentos do populismo

Do Ex-Blog do Cesar Maia. Qualquer semelhança com fatos e pessoas, etc.
Resumo do artigo do historiador mexicano Enrique Krauze, publicado no Estado de SP.

O populismo na América Latina adotou um amálgama desconcertante de posições ideológicas. Esquerdas e direitas poderiam reivindicar a paternidade do populismo, todas ao conjuro da palavra mágica "povo". Proponho dez traços.

1 - O populismo exalta o líder carismático.

2 - O populista não só usa e abusa da palavra: ele se apropria dela. A palavra é o veículo específico de seu carisma. Fala com o povo de modo constante, incita suas paixões, "ilumina o caminho", e faz isso sem restrições nem intermediários.

3 - O populismo fabrica a verdade. O governo "popular" interpreta a voz do povo, eleva essa versão à condição de verdade oficial, e sonha com decretar a verdade única. Os populistas confundem a crítica com inimizade militante, por isso buscam desprestigiá-la, controlá-la, silenciá-la.

4 - O populista usa de modo discricionário os recursos públicos.

5 - O populista divide diretamente a riqueza. "Vocês têm o dever de pedir!", exclamava Evita a seus beneficiários. Criou-se assim uma idéia fictícia da realidade econômica e entronizou-se uma mentalidade assistencialista.

6 - O populista alimenta o ódio de classes.

7 - O populista mobiliza permanentemente os grupos sociais. "O povo" mas uma massa seletiva e vociferante que caracterizou outro clássico, Marx - não Karl, mas Groucho: "O poder para os que gritam".

8 - O populismo fustiga sistematicamente o "inimigo externo". Precisa desviar a atenção interna para o adversário de fora.

9 - O populismo despreza a ordem legal. Há na cultura política ibero-americana um apego atávico à "lei natural" e uma desconfiança das leis feitas pelo homem.

10 - O populismo mina, domina e, em último recurso, domestica ou cancela as instituições da democracia liberal. Ele abomina os limites a seu poder, considera-os aristocráticos, oligárquicos, contrários à "vontade popular".

quarta-feira, 21 de março de 2007

Humor involuntário


Imperdível
.

Tema del Verano CTI

Propaganda do Nokia 5200 na operadora CTI Argentina. Good stuff.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Conan the Barbarian - What is best in life?

Essa é a epítome do homem masculino enquanto macho. Ouça e aprenda.

Religião, etc.

Ateus e ateus, Olavo de Carvalho:
Como tudo o que sabemos é circunscrito e limitado, vivemos dentro de uma redoma de conhecimento incerto cercada de mistério por todos os lados. Isso não é uma situação provisória. É a própria estrutura da realidade, a lei básica da nossa existência. Mas o mistério não é uma pasta homogênea. Sem poder decifrá-lo, sabemos antecipadamente que ele se estende em duas direções opostas: de um lado, a suprema explicação, a origem primeira e razão última de todas as coisas; de outro, a escuridão abissal do sem-sentido, do não-ser, do absurdo. Há o mistério da luz e o mistério das trevas. Ambos nos são inacessíveis: a esfera de meia-luz em que vivemos bóia entre os dois oceanos da claridade absoluta e da absoluta escuridão.
Um papa na contracorrente, entrevista com Luiz Felipe Pondé (thanks Freddy):
Ao divulgar sua primeira exortação apostólica, um documento de 131 páginas intitulado Sacramentum Caritatis (O Sacramento do Amor), espécie de síntese do Sínodo de 2005, o papa mandou ver na caneta. Pregou o retorno do latim e do canto gregoriano na celebração da missa, desqualificou a confissão comunitária, criticou padres que se coloquem como “protagonistas da ação litúrgica”, fincou pé no veto ao aborto, à eutanásia, às uniões entre homossexuais, e comparou a disseminação do segundo casamento entre os católicos a uma “praga social”.

terça-feira, 13 de março de 2007

sábado, 10 de março de 2007

Fora Bush

Os americanos não tem jeito. Roubaram o nosso petróleo, querem roubar o nosso etanol e agora, como se não bastasse, querem por a mão nos nossos maiores patrimônios nacionais também.

Paulo Maluf é indiciado pela Justiça americana

BRASÍLIA - A promotoria de Nova York, nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira o indiciamento do deputado federal e ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf. Ele é acusado de enviar ilegalmente US$ 11,5 milhões do Brasil para um banco americano, de acordo com o Jornal Hoje.

Segundo o promotor responsável pela acusação, o dinheiro teria sido desviado de obras públicas de São Paulo, levado para os Estados Unidos e depois distribuído para paraísos fiscais. Outras quatro pessoas envolvidas no caso também foram indiciadas.

No mesmo dia em que 6000 pessoas gritavam "fora Bush" na Paulista e outros tantos apedrejavam o consulado dos EUA no Flamengo no centro do Rio (bem lembrado Hiro) e Paulo Maluf saracoteava livre por aí gozando de seus direitos democráticos, o Tio Sam anuncia uma dessas. Aqui não, violão! O Maluf é nosso!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Fina ironia da realidade

A campanha de conscientização [RED] capitaneada pelo campeão dos fracos e oprimidos Bono Vox apresenta seus resultados: uma arrecadação de 18 milhões de dólares. O investimento em marketing para conseguir tal quantia? 100 milhões de dólares. Ta lá na AdAge.

O Bono está pronto para ser presidente do Banco Popular, aquele que gastou mais em publicidade (24 milhões de reais, e é bom que você saiba, já que foi você quem pagou) do que emprestou em dinheiro. Já era fato sabido que Lula e Bono eram chegados. O que ninguém sabia é que eles compartilhavam as mesmas visões sobre gestão.